ELEVADOR SALVADOR

07-12-2011 11:04

 

Elevador Lacerda

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Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado

Modelo e, ao fundo, o Forte do Mar. O Elevador Lacerda localiza-se na cidade de 

Salvador, estado da Bahia, no Brasil. Um dos principais pontos turísticos e cartão

postal da cidade, este equipamento urbano fica na Praça Cayru no bairro do

Comércio próximo ao Mercado Modelo,e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Índice

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História

Salvador, província da Bahia (Rodolpho Lindemann, 1875).
O primitivo elevador, na década de 1920.

Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda,

sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda,

idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando

peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas

em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em

dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de 

Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente

conhecido comoElevador do Parafuso, posteriormente seria

renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem

ao seu construtor.

Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte

entre a Cidade Alta, onde se encontra o centro histórico, e a Cidade

Baixa, local de concentração de atividades financeiras e comerciais

em Salvador. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente

funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam

32 passageiros cada uma, com um tempo de permanência de 22

segundos.[1].

Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados

individualmente, e o peso total dos passageiros a serem

transportados era calculado, somando-os até atingir o limite

máximo de segurança. O Barão de Jeremoabo (Cícero Dantas)

assim registrou a pesagem, dele próprio e de outras autoridades:[2]

Elevador em 
"Em 16 de março de 1889 pesamo-nos no elevador, dando o seguinte
resultado: Pinho - 54 quilos, ou 3 arrobas e 98 libras; Cícero - 61
quilos, ou 4 arrobas e 2 libras; Guimarães - 65 quilos ou 4 arrobas e
10 libras; Artur Rios - 73 quilos ou 4 arrobas e 26 libras; e Vaz
Ferreira - 115 quilos, ou 7 arrobas e 20 libras."

Ao longo de sua história passou por quatro grandes reformas e revisões:

1. em julho de 1906 para a sua eletrificação;
2. em 1930 adicionaram-se mais dois elevadores e uma nova torre;
3. no início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura

de concreto; e
4. em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletro-eletrônico.

A reforma de 1930 conferiu-lhe a atual arquitetura em estilo Art déco.

As duas cabines originais foram ampliadas para quatro, sendo que

cada uma delas com a capacidade de transportar até vinte e sete passageiros.

A inauguração da obra deu-se a 1 de janeiro daquele ano.[3]

Foi tombado[4] pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 7 de dezembro de 2006.

[editar]Características


da Montanha
, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até aoO

Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira

nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou,

em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta

segundos de duração.

 

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda.jpg

Elevador Lacerda

Informações
Localização SalvadorBrasil
Status Em funcionamento
Construído 1869-1873
Abertura 1873
Restauração 1930
1997
Uso Transporte de pessoas
Altura
Telhado 72 metros
Companhias
Engenheiro
estrutural
Augusto Frederico de Lacerda

Elevador em 2008.

Vista do Elevador com a Cidade Baixa e seus pontos turísticos.

 

Referências

  1.  "Um atalho para as preciosidades da Bahia". Revista História Viva, 18, pgs. 94-95.
  2. Editora Duetto. São Paulo (2005)
  3.  CARVALHO JR., Álvaro Pinto de. O Barão de Jeremoabo e a Política de seu Tempo.
  4. Salvador: SECT, 2006. ISBN 85-7505-147-4
  5.  HEROLD, Marc W. Entre o Açúcar e o Petróleo: Bahia e Salvador, 1920-1960 (trad.
  6. Cecília T. Teradaira-Williamson). in: Espaço Acadêmico, nº 42, ed. novembro/2004, ISSN 1519.6186
  7.  Tombamento do Elevador Lacerda

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

   

 

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